Conquiste uma amizade fabulosa

Postado por Camila on
Anda afastada das velhas amigas? Não sabe como fazer novas amizades? Prepare-se para mudar de vez esse carma e ter as melhores companhias da cidade.




Dicas para manter a amizade
Não é só o guarda-roupa de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), de Sex and the City, que desperta nossa invejinha. Afinal, quem não daria todos os sapatos por amigas como as dela? Mas a verdade é que, depois que começamos a trabalhar, a amizade sempre fica para trás daquele projeto importante - por isso temos a sensação de que ela só existe no cinema!

Você pode até encontrar a amiga para um sorvete ou happy hour no barzinho. Já os altos papos madrugada adentro... Só em ocasiões especiais. "Não dá para dormir às 4 horas e bater ponto às 8", define bem Margaret Feinberg, autora de "Twentysomething: Survinving and Thriving in the Real World" (Vinte e poucos anos: sobrevivendo e vencendo no mundo real).

Mas nada de usar o emprego como desculpa para os poucos nomes na agenda. Se não se cansa de perguntar onde suas amigas foram parar, está na hora de arrumar um tempinho para procurá-las. Nossas táticas infalíveis ajudarão você nessa expedição.




Atração por afinidade
Às vezes, fazer novas amigas pode ser mais difícil do que conhecer um homem. Enquanto eles estão sempre disponíveis, aquela ponta firme que não tem medo de ser a fiadora do seu apartamento parece personagem de conto de fadas. Quer dizer, parecia.

Dá, sim, para aumentar a lista de companheiras inseparáveis - tudo o que você precisa é de um interesse em comum. Para isso, uma boa ideia é se inscrever em atividades que forcem a interação, como aulas de línguas, tênis, teatro...




Conexão tecnológica
Precisa espairecer no meio do dia? Aproveite para deixar um recado no Orkut da colega que não vê há tempos. É simples, mas faz um bem danado à amizade de vocês. Além disso, os sites de relacionamento são uma ótima ferramenta para angariar contatos.

"Conheci uma moça que deletou o perfil no Facebook e parou de ser convidada para festas. Hoje, a internet garante seu networking", diz Margaret.

Portanto, você deve continuar a se comunicar virtualmente com seus amigos. Mas lembre-se de que a camaradagem não sobrevive apenas dentro da telinha.




Noite das garotas
Para aproveitar mesmo a companhia das amigas, vale convidá-las para um jantar em casa. Como vão se sentir mais relaxadas, vai ficar fácil tricotar com a colega bem-humorada do escritório - e sem riscos de silêncios constrangedores.




Líder da turma
Vocês nunca saem juntas? Às vezes, tudo o que seu comitê precisa é de alguém organizando os eventos. Isso mesmo. Pode colocar mais essa responsabilidade na sua interminável lista de tarefas sem medo, pois quase não dá trabalho.

Basta mandar um e-mail curto para as meninas comentando a estreia de um filme, uma inauguração, um show grátis e pronto, vai vê-las esta noite. Ah, e amigas das amigas também são bem-vindas, o que fará sua rede de relacionamentos crescer em projeção geométrica.

E lembre-se: se você gosta de alguém, essa pessoa pode apresentar pelo menos outras três tão legais quanto ela.




Evite o chá de sumiço
Todo mundo tem uma amiga que simplesmente desapareceu do mapa. A última notícia que você teve dela é que estava trabalhando demais. Já ouviu essa história? Pois é, a desculpa é sempre a mesma: agenda cheia, pressão no emprego... Não importa. A verdade é que aquela menina que fazia você rir até a barriga doer evaporou sem deixar rastros. Mas como driblar a falta de tempo e retomar os laços?

Um jeito é marcar encontros em lugares fáceis para a moça, como no café em frente ao seu escritório. Se ainda assim ela não topar, abra o olho: pode ser que tenha usado o excesso de tarefas como pretexto para perder o contato.




É dando que se recebe
Sozinha no sábado? Talvez seu jeito de convidar as meninas para sair não valorize a presença delas. Em vez de falar que está sem nada para fazer, sugira algum programa que elas vão curtir. "Deixe as amigas perceberem quanto gosta delas. Ao notarem isso, terão a mesma consideração por você", diz Margaret.

Agora que você arregimentou amigas, tem todo o direito de comemorar! Companheiras de verdade fazem muito mais que passear no shopping do seu lado. Elas xingam o canalha que quebrou seu coração, levam canja quando você fica doente... Só não espere que qualquer uma tenha qualidades para participar dessa tropa de elite.

"Muitas colegas são boas apenas para conversas casuais, outras para badalar... Mas você pode contar nos dedos aquelas que serão seu ombro amigo", avisa Margaret. O importante é aproveitar o que cada uma pode oferecer - e dar o melhor de si para cultivar uma saudável parceria.

0 comentários:

Postar um comentário

dê sua opinião sobre a postagem